Sao Paulo
-23.5503 , -46.6339
São Paulo é a cidade com a maior densidade de população no Brasil e tem a principal atividade econômica e industrial no país. A realização da Bienal de São Paulo se destaca como o mais importante evento internacional de arte contemporânea da América Latina e mais antiga do continente, que começou em 1951. Existem vários museus públicos e privados com importantes coleções internacionais e uma ampla representação de artistas nacionais: entre eles estão o Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) eo Museu de Arte São Paulo (MASP).
A cidade tem vários centros culturais (públicos, privados e mistos), distribuídos por toda a cidade, onde são relevantes aqueles dependentes do estado, como Centro Cultural São Paulo, Oficina Oswald de Andrade, Capela do Morumbi, Paço das Artes; os dependentes de bancos e grandes instituições temos Itaú, Banco do Brasil, Instituto Moreira Salles, Instituto Tomie Ohtake; e o Serviço Social do Comércio (SESC).
Alem de isso e muito importante o trabalho de gestões autônomas e espaços independentes especializados, residências de produção e pesquisa em arte contemporânea, ocupações, cooperativas, e coletivos de perfil político e cultural, tais como o Jamac, Ateliê397, Pivó, Unidos da Barra Funda, Uberbau_house entre outros
A cidade tem um forte mercado para a arte contemporânea a nível nacional e internacional, destacando vários circuitos de galerias comerciais no Jardins e Vila Madalena, inclui 2 feiras de importância internacional, SP-Arte e Feira-Parte, bem como um mercado em crescimento de publicações e editoriais especializada e mídia de massa.
Muitas dessas organizações estão se beneficiando de um dos melhores sistemas de leis de financiamento para a arte e cultura da América Latina (Lei conhecida como Lei Rouanet).
Entre os espaços dedicados ao ensino da arte universidade destaca a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que tem seu próprio programa de residências artísticas, e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
São Paulo está posicionado como uma das cenas de maior profissionalismo, competitividade e complexidade da América Latina.
[Guillermina Bustos + Maikon Rangel]