Nascido em 2010, nos encontros de grupo de estudos e acompanhamento de projetos artísticos, então orientados por Carolina Paz emseu ateliê, o 2e1 era uma ideia, um desejo. Sua vocação, desde o princípio, é a do convívio e a geração de conhecimento relacionados às artes visuais contemporâneas.
Em 2012, foram realizados os primeiros laboratórios expositivos e o projeto “Fachada” onde vários artistas puderam experimentar suas ideias e compartilhar entre si e com interessados seus processos criativos.
A partir de 2013, o 2e1 começou a contar com o envolvimento ainda maior de artistas, críticos e curadores de diferentes cidades do Brasil e do mundo em projetos especiais como o de residência artística “Nômade 2e1” e o de intercâmbio artístico internacional “Aos cuidados de…”. Também em 2013, foi iniciado o programa de formação aprofundada em artes visuais “Vitamina” que contou com a oferta dos títulos: Arte Sonora, Pintura, Gestão de Carreira, História da Arte, Instalação e Performance. Concluído em 2014, o Vitamina foi o projeto responsável pela implementação de ferramentas de educação a distância síncronas e assíncronas. Elas possibilitaram o acesso de artistas, localizados em diferentes regiões do Brasil e em outros países, aos conteúdos e discussões gerados nos encontros presenciais.
Em 2014, foram iniciadas as primeiras ações 100% a distância do 2e1: o Oficinas e o Trilha.
O Coletivo 2e1 não é um lugar físico, delimitado por paredes. Ele é uma rede de trabalho, ocupação, experimentação, convivência e criação de conhecimento em artes visuais.