O Festival Amazônia Mapping, um projeto inovador e pioneiro na Região Amazônica, nasceu em Belém do Pará e vem acontecendo desde 2013, de forma presencial e online, combinando artes visuais, tecnologia, espaços públicos e realidades mistas, e faz da Amazônia protagonista da cena de artes digitais e novas mídias no mundo, através de apresentações artísticas e atividades formativas. Propõe o desenvolvimento e difusão de uma linguagem visual contemporânea: o vídeo mapping e seus desdobramentos nas artes visuais, com a proposta de reconfigurar olhares sobre nossa paisagem urbana e o mundo digital, levando a arte para espaços inimagináveis, de forma lúdica e com conteúdos relevantes.
O Amazônia Mapping promove a Amazônia como protagonista das artes visuais contemporânea relacionada à tecnologia, propondo uma aproximação e troca entre artistas da Amazônia e demais regiões do país, buscando o fortalecimento de uma rede artística, promovendo o intercâmbio de experiências, ideias e possibilidades de novas articulações para o enriquecimento e fortalecimento da arte da região amazônica, e agora, Pan-Amazônica.
Assim como em suas edições anteriores, o festival segue ocupando os centros históricos de cidades da Amazônia, sempre com artes visuais, arte-tecnologia, novas mídias e música. Um importante marco cultural que compõe o calendário dos grandes festivais paraenses.
Neste ano de 2024, em que comemora seus 11 anos de atuação, visa dar continuidade e expansão ao projeto, com programação diversa e em formato totalmente presencial, aberto ao público, ocupando o Museu do Estado do Pará, no centro histórico de Belém.
Citado do site: https://amazoniamapping.com/
Citado do site: https://amazoniamapping.com/